Arno Rangel Altermann foi uma das figuras mais lendárias e vitoriosas do turfe no Rio Grande do Sul. Ele é amplamente reconhecido como um dos maiores treinadores de cavalos de corrida da história do Jockey Club do Rio Grande do Sul.
Arno Altermann ficou conhecido como o "Rei do Turfe Gaúcho" devido ao seu sucesso impressionante na prova mais tradicional da região para cavalos jovens (potros potrancas de 2 anos). Ele detém um recorde difícil de ser superado, tendo treinado diversos vencedores da mais cobiçada prova de cancha reta do Brasil.
No de 1969, quando foi disputada a 1ª edição, o mago venceu com o craque EL FLETE, sendo que na década seguinte venceu em 1972 com LINDA YEGUA, 1973 com MISS ARAXÁ, 1976 com GAMBARDELA, 1977 com HAMESE, e em 1979 com FLAVIÃO.
No ano de 1980, o GP Turfe Gaúcho contou com duas edições, e adivinhem quem venceu? ele mesmo, Arno preparou REVLESS e SO BLUE, fechando oito conquistas.
Arno Altermann era chamado também de o "bruxo" do turfe, haja vista que muitos atribuiam suas vitórias a uma espécie de pacto com forças ocultas, uma vez que ele usava uma corrente com um pingente em formato de diabo. Entre tantas histórias e/ou estórias, tem que diga que em uma ocasião chegou a tocar fogo no próprio corpo para depois mergulhar na piscina de sua mansão.
Ainda que pairem dúvidas em relação a veracidade desses relatos, uma coisa é a mais pura verdade, Arno Altermann foi, e sempre será o REI DO GP TURFE GAÚCHO.





